Fabiana Sette, Maurício Galloni e Sandro Quatel - Conciliadores & Mediadores da Converse (www.conversebem.com), trabalhando na solução de conflitos.

Sim, esta é nossa missão: levar até empresas e pessoas como você, a possibilidade da resolução de qualquer conflito por meio de métodos autocompositivos, ou seja, por meio de ferramentas de conciliação ou mediação, que oportunizem às partes alcançarem a melhor solução possível por meio do diálogo.

Por muito tempo criou-se a cultura da litigância, onde as partes apresentam seus pleitos e um terceiro, no caso o Estado, representado por um juíz, dentro de um conjunto aceito de leis, diz quem terá seu pleito satisfeito com a tutela deste mesmo Estado.

Com os métodos autocompositivos da conciliação e da mediação ocorre o oposto, uma nova cultura: não há um juíz que decidirá por esse ou aquele lado, mas sim as partes, conduzidas por um conciliador ou mediador, chegarão a uma solução. Daí o nome autocompositivo (cabe às partes decidir qual a melhor solução para um impasse ou controvérsia).

De fato, há muita vantagem em se buscar os métodos autocompositivos: menos tempo, menor custo, os dois lados saem satisfeitos, não há recursos. Notem que numa decisão judicial sempre há um lado que sai insatisfeito com a sentença, o que implica em recursos (a retomada do curso). A solução tarda a chegar e quando chega não satisfaz as partes.

Já na Conciliação ou Mediação, há um acordo firmado pelas partes, cujos termos foram por elas pensados, elencados e ajustados, sempre com a ajuda de um conciliador e mediador.

Ao final, esse acordo, ou termo, pode ser homologado pela Justiça e passa a ter a força de um título executivo, ou seja, havendo descumprimento do acordo, ele pode ser executado (exigido o cumprimento pela via judicial).

Por fim, acreditamos que há uma forma imparcial, segura, sigilosa, prática e rápida de solucionar problemas entre pessoas e empresas, e esta forma é o diálogo mediado ou balizado por um conciliador que dará ferramentas de diálogo às partes para que cheguem a termo - e gerem um acordo.

Nós podemos fazer isso por sua empresa, por você, ou por grupos de pessoas que tenham qualquer desentendimento. 

Esperamos sua visita à nossa plataforma on-line, acesse: www.conversebem.com e veja como é fácil conciliar!

Comments

Popular posts from this blog

O Poder do Break-even Point