Leia atentamente o texto abaixo e veja quanta sabedoria em poucas palavras:

Extraído de: www.lds.org/liahona/2018/06/five-things-good-listeners-do?lang=por&cid=HP_TH-31-5-2018_dPTH_fLHNA_xLIDyL2-2_
O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: 
“Ouvir talvez seja ainda mais importante do que falar. (…) Se ouvirmos com amor, não precisaremos ficar pensando no que falar. Isso nos será dado — pelo Espírito”.1
Ouvir é uma habilidade que precisamos aprender. Ouvir demonstra nosso amor pelas pessoas, ajuda a edificar relacionamentos seguros e convida o Espírito a nos abençoar com o dom do discernimento para nos ajudar a compreender as necessidades das outras pessoas.2 Seguem cinco maneiras de melhorar o modo como ouvimos as pessoas.
1. Dê-lhes tempo
Muitas pessoas precisam de tempo para organizar os pensamentos antes de falar. Dê tempo a elas para pensar antes e depois de dizerem alguma coisa (ver Tiago 1:19). O fato de terem terminado de falar não significa que elas já disseram tudo o que precisavam. Não se sinta intimidado pelo silêncio (ver Jó 2:11–3:1 e Alma 18:14–16).

2. Dê atenção
Pensamos mais rapidamente do que as outras pessoas falam. Resista à tentação de chegar a conclusões precipitadas ou pensar no que vai dizer em seguida quando elas estiverem falando (ver Provérbios 18:13). Em vez disso, ouça atentamente. Sua resposta será melhor porque houve maior compreensão da situação.

3. Esclareça
Não tenha medo de fazer perguntas para esclarecer algo que você não tenha entendido (ver Marcos 9:32). Isso reduz mal-entendidos e demonstra seu interesse pelo que está sendo dito.

4. Explique
Explique com suas palavras o que você ouviu e como você entendeu o que a pessoa disse. Isso as ajuda a saber se foram compreendidas e dá a elas a oportunidade de esclarecer alguma coisa.

5. Encontre coisas em comum entre vocês
Você pode discordar de tudo o que foi dito, no entanto concorde com o que for possível sem deturpar seus próprios sentimentos. Concordar com a pessoa pode reduzir a ansiedade e a posição defensiva dela (ver Mateus 5:25).

Comments

Popular posts from this blog

O Poder do Break-even Point